Manter a suspensão do seu veículo em dia não é fácil!
Rodar em vias e estradas mal conservadas pode acarretar diversos problemas mecânicos no sistema de suspensão, responsável por absorver os impactos do movimento do automóvel.
Buracos e irregularidades deslocam os pontos de fixação da posição inicial do sistema de suspensão, fazendo o carro perder conforto, dirigibilidade e segurança. Como a fixação é toda realizada por meio de parafusos ajustáveis, recomenda-se fazer com frequência a regulagem desses pontos. Este processo, chamado de geometria de suspensão, deixa as quatro rodas novamente centralizadas, formando um retângulo.
“A manutenção preventiva deve ser feita em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo – ou pelo menos a cada sete mil quilômetros.”
Muita gente confunde esse procedimento com o alinhamento. Mas a geometria, além de realinhar o carro, averigua outras especificações técnicas dos fabricantes: convergência, divergência, caster, cambagem, KPI ou SAI, Ângulo Incluso (SAI + Camber), set back (diferença do axial dos eixos), raio de giro e paralelismo total.
O mau funcionamento da suspensão diminui a vida útil dos pneus, aumenta o consumo de combustível e o desgaste da banda de rodagem.
A manutenção preventiva deve ser feita em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo – ou pelo menos a cada sete mil quilômetros.
Também é recomendado realizar este procedimento quando houver desgaste ou troca de pneus, substituições de itens da banda de rodagem, dificuldade de manter o carro em sua trajetória, e após fortes impactos contra buracos, pedras, guias ou outros objetos.
A revisão no sistema de suspensão inclui a inspeção dos seguientes ítens:
• Amortecedores
• Batentes
• Coxins
• Molas
• Buchas
• Bieletas
• Braços axiais
• Bandejas
• Pivôs
• Terminais