O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículos a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterção. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem dos pneus.
Alinhamento das rodas dianteiras baseado na linha geométrica central:
A convergência de cada roda dianteira é medida e ajustada usando-se como referência a linha geométrica central do veículo. Este método foi usado por muitos anos, podendo proporcionar serviços de alinhamento satisfatórios, desde que as rodas traseiras do veículo estejam posicionadas perfeitamente paralelas a linha geométrica central.
No caso em que as rodas traseiras (eixo rígido ou suspensão independente), criam uma linha direcional formando um ângulo com que a linha geométrica central, a geometria da direção sairá do seu ponto central e o volante ficará torto para um dos lados, quando o veículo “rodar” em linha reta.
Alinhamento das rodas dianteiras baseado na linha direcional:
Alinhar as rodas dianteiras baseando-se na linha direcional criada pelas rodas traseiras, representam avanço considerável sobre o método anterior. Neste método a convergência traseira é medida (não ajustada). Com esta medição determina-se a linha direcional das rodas traseiras que é usada como referência para o ajuste das rodas dianterias. Como resultado, na maioria dos casos, o volante ficará centrado quando o veículo se desloca em linha reta.
Alinhamento total nas quatro rodas:
Alinhamento total é o serviço mais completo, a convergência individual traseira é medida e ajustada conforme as especificações do fabricante. Este ajuste faz coincidir a linha direcional das rodas traseiras com a linha geométrica central direcional. Neste caso as quatro rodas ficarão paralelas entre si e o volante centrado, teremos então o paralelismo total do veículo.